Dicas de pesca - traíras em cada temporada

Postado em 11/04/2017 por | 26812 visualizações

Com esta matéria inauguramos um novo estilo que volta e meia estará presente aqui na seção Fishnews: artigos mais objetivos e práticos, com dicas que possam ser úteis aos frequentadores do Fishclub. Obviamente continuaremos a publicar também matérias mais longas contando experiências interessantes de pesca do nosso staff e de nossos membros, mas dessa vez o foco é em técnicas e iscas que aumentem suas chances de sucesso com um dos peixes mais pescados do país, a traíra. Nosso membro Kauan Pittella, especialista na pesca das dentuças com larga experiência, nos traz suas dicas para fisgar com mais efetividade esse peixe tão esportivo, em cada época específica do ano. Confira e se prepare para dar trabalho às dentuças!

Quando falamos de traíra, estamos falando de um peixe que se distribui por praticamente todo o país e consequentemente faz parte da vida da maioria dos pescadores brasileiros. Para muitos que habitam lugares com boa variedade de espécies esportivas, a traíra costuma aparecer nas pescarias como uma "intrusa bem vinda", um peixe inesperado ou que não era o alvo principal, mas que garante mais uma dose de diversão. Entretanto, para quem mora nas regiões mais frias do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul que é o meu caso, a traíra muitas vezes é o peixe a ser buscado, um dos alvos mais valorizados e que movimenta uma legião de fãs apaixonados, que constantemente se aprimoram para pescá-la mais e melhor. Seja pela abundância, seja pelo porte ou simplesmente pela quantidade de pescadores que vivem atrás delas, é no extremo sul do país que as dentuças são mais valorizadas e estudadas, portanto daqui podem também sair algumas boas dicas pra quem as pesca em outras regiões. Vamos então à algumas sugestões de iscas e técnicas para capturar as traíras em cada estação!

ALTA TEMPORADA - VERÃO

Nos meses mais quentes do ano, entre dezembro e março, a atividade das traíras está no seu auge.  Nessa época elas se alimentam bastante e também estão protegendo seus alevinos, após o período reprodutivo. Durante essa "alta temporada", a dica é aproveitar esse interesse das dentuças por qualquer coisa que passe perto e fazer a pescaria mais divertida de todas, usando e abusando das iscas de superfície.

Sugestões de iscas:

Zaras - um dos tipos mais atrativos de isca para as traíras. Costumam ser boas de arremesso e por isso conseguem cobrir uma grande área, favorecendo a localização dos peixes e o aumento na quantidade de ações. O trabalho pode variar entre um Z mais curto, alcançado com toques de ponta de vara mais frequentes, e um Z mais longo e cadenciado, que pode dar mais oportunidades de ataque ao peixe.

Frogs - uma das iscas mais usadas aqui no sul, apela ao gosto notório das traíras por rãs e sapos, comuns nos alagados de todo o país. É uma ótima pedida para acessar locais com muita vegetação, onde iscas com garatéias ou anzóis expostos simplesmente não conseguiriam passar. Os frogs escuros devem ter um lugar garantido na maleta, assim como os clássicos de alto contraste (corpo branco com cabeça vermelha, por exemplo). Girinos também entram nessa categoria e são bem interessantes de se ter, pois são extremamente eficientes.

Hélices e Poppers - dois tipos de isca fáceis de serem trabalhadas, que apostam mais na irritabilidade das traíras e no seu caráter territorialista. Muitas vezes geram ataques explosivos mesmo quando o peixe não está se alimentando, por parecerem uma invasão ao território da traíra, como se outro peixe ou criatura aquática estivesse caçando na área dela ou ameaçando seu ninho e sua prole.

O trabalho:

De maneira geral, o trabalho das iscas nessa época do ano pode ser mais rápido e intenso, gerando mais barulho, bolhas e vibrações.

MÉDIA TEMPORADA - PRIMAVERA/OUTONO

Nos meses imediatamente anteriores e posteriores ao verão, a pesca da traíra ainda é boa em termos de produtividade, principalmente na meia água. Também continua sendo possível fisgá-las na superfície, principalmente na primavera, mesmo que elas não estejam tão "exibidas". No outono, com a queda gradual das temperaturas, para manter um bom nível de sucesso o pescador deve se adaptar e começar a alterar gradativamente sua percepção e suas escolhas.

Sugestões de iscas:

Meia Água - no que estamos chamando de "média temporada" os plugs de barbela, twitch baits e outros tipos de isca que nadam no meio da coluna d'água costumam ter boa eficiência. Em geral não são iscas difíceis de se manusear e oferecem muitas possibilidades de trabalho, seja em relação à velocidade, ação ou profundidade em que atuarão.

Sticks - para quem não quer abandonar totalmente as iscas de superfície, uma opção interessante para essas épocas do ano é simplesmente escolher algo menos espalhafatoso. Os sticks são uma boa pedida nesse aspecto, pois com eles é possível causar uma comoção moderada na flor d'água que atraia as dentuças relutantes, ao invés de espantá-las.

O trabalho:

A chave para o sucesso com as traíras nos meses "intermediários", entre alta e baixa temporada, é variar. Experimente diversas iscas, altere a forma de trabalhá-las, explore áreas distintas do ponto de pesca. Fazendo isso, em algum momento você identificará a fórmula que está rendendo melhor resultado, aí basta mantê-la.

BAIXA TEMPORADA - INVERNO

Muitos dizem que no inverno não é possível fazer boas pescarias de traíra. Isso é apenas parcialmente verdade. De fato, a produtividade como um todo tende a cair bem nos meses mais frios do ano, principalmente no sul e em certas áreas do sudeste e do centro-oeste do país. Mas ainda assim a pescaria pode ser boa não pela quantidade, mas pela qualidade dos exemplares capturados, que pode surpreender.

Sugestões de iscas:

Iscas Metálicas - nessa categoria, destacam-se os Spinner Baits, que podem conter uma lâmina ou duas e são uma boa pedida para quando o peixe está no fundo, selecionando mais o alimento e não subindo por nada. Os Spinner Baits de lâmina arredondada são melhores para um trabalho mais lento e locais de água muito calma ou parada, já os de lâmina em formato de gota podem ser melhor utilizados em um recolhimento mais rápido, quando a água tiver alguma velocidade ou quando existir vento que deixe-a mais movimentada.

Soft Baits - existe uma infinidade de iscas softs disponíveis no mercado atualmente, como minhocas, criaturas, shads, grubs, flukes, jerkbaits e vários outros tipos. Estas iscas são verdadeiros coringas na pesca de traíra em qualquer época do ano, mas principalmente no período de inverno, devido à sua ação mais lenta e natural (realista). Elas oferecem uma grande gama de opções ao pescador, podendo ser utilizadas sem lastro (chumbo), ou com lastro aplicado de diferentes formas (na isca, no anzol, no leader) o que permite que se pesque exatamente na velocidade em que se deseja e na profundidade específica almejada.

O trabalho:

Durante os meses mais frios, com o metabolismo mais lento dos peixes predadores é importante que o pescador também reduza a velocidade do trabalho de suas iscas. Nesta época é menos provável que uma traíra saia da posição em que se encontra e percorra uma grande área atrás de uma presa, de modo que vale à pena tentar manter a isca o maior tempo possível na "zona de strike" das dentuças.

CONCLUINDO...

Todas as dicas e sugestões incluídas nessa matéria são apenas isso: dicas e sugestões. Não existem regras matemáticas infalíveis na pesca e boa parte da graça do nosso hobby vem justamente daí. Fico feliz de compartilhar com os membros do clube um pouco do que aprendi nestes anos pescando traíras aqui no sul, e espero que este artigo sirva de auxílio para outros apaixonados pelas hoplias, aumentando seu sucesso com elas seja onde for. No mais, não esqueçam de praticar o pesque e solte e tenham todos ótimas pescarias!

___________________________________

O Fishclub é um projeto colaborativo por natureza. Portanto, se você tem algum conteúdo interessante e inédito sobre pesca e gostaria de vê-lo transformado numa matéria aqui na nossa seção Fishnews, é só enviar um email para [email protected] explicando sua ideia e mostrando um pouco do seu material, que nossa equipe fará uma avaliação do mesmo e retornará o seu contato. Caso suas imagens, texto e demais informações atendam os nossos padrões de qualidade e sejam consideradas de interesse para nossa comunidade, o seu conteúdo pode virar a próxima matéria publicada aqui no Fishclub!

___________________________________

   e mais 34 fisgaram isso.
Marcelo
Boa matéria...só lembrando aos amigos que o melhor horário para pesca da traíra(no meu caso..aqui onde moro/rs)...a partir da meia tarde até a madrugada...pela parte da manhã eh bem complicado.
  • 12/04/2017

  • Fisgar
Daniel Diogo
Excelente matéria.
  • 12/04/2017

  • Fisgar
Ritinha
Muito bom, obrigado pelas sugestões. Traíras são sempre divertidas!!
  • 13/04/2017

  • Fisgar
Pesqueiro 67
Excelente vai ajudar muito. Eu ainda tenho dificuldade em achar as traíras no inverno. Alguém aí tem sugestão de outras iscas pra pescar elas na epoca mais fria do ano? (nome/modelo..) parabens pela bela materia.
  • 14/04/2017

  • Fisgar
Rocha FSB
Top a matéria, parabéns!
  • 15/04/2017

  • Fisgar
Leandro de Oliveira campo
Gostei muito... fish club sempre top, matérias e conteúdos inteligentes ߑϰߑϰߑ
  • 17/04/2017

  • Fisgar
Lucas M. Correa
Ótima matéria, realmente precisa e informativa. As traíras vêm conquistando cada vez mais espaço como alvo na pesca esportiva, e já move realmente uma nova "legião" de fãs, com canais de Youtube dedicados e tudo mais. Parabéns ao autor Kauan e ao Fishclub por abrir esse espaço!!!
  • 17/04/2017

  • Fisgar
Thales
Excelente matéria! Ajudou a entender o comportamento das dentuças!
  • 18/04/2017

  • Fisgar
Rogerinho
Traíra é um.show a parte...Muito bom.o relato...
  • 19/04/2017

  • Fisgar
Luiz lazarotto
Ótimas dicas
  • 20/04/2017

  • Fisgar
Washington ribeiro
Boas dicas de pescaria de traíras
  • 20/04/2017

  • Fisgar
Kauan Pittella
Mais uma vez, obg a todos que curtiram e aprenderam com o pouco que pude ensinar e relatar baseado aqui pelo Sul onde elas aparecem com mais frequência. Que todos possam aprender a cada dia mais e inventar suas tecnicas para as boas capturas da traira, lembrando sempre, pesque e solte é isso que mov...
  • 21/04/2017

  • Fisgar
Pesqueiro 67
Esse final de semana se o tempo deixar vou tentar aplicar algumas das dicas do artigo hehehe vamos ver no que dá!
  • 28/04/2017

  • Fisgar
leandro da rosa
nós que estamos no sul, é bem assim, faça frio ou calor o importante é pescar. Já tive otimas pescarias no inverno.
  • 09/05/2017

  • Fisgar
Paulo Cerqueira
Ótima matéria, aqui no interior de SP, no inverno a produtividade cai bastante, porem a qualidade é bem maior, as maiores que peguei foram sempre no inverno, usando Texas, Florida e Rubber Jig.
  • 16/05/2017

  • Fisgar
Fernando
Parabéns pela matéria! Na minha região tem bastante lagoas e é sempre diversão garantida pela agressividade delas! Pesque solte sempreߑ
  • 17/05/2017

  • Fisgar
Dog
Show, parabéns!!! Vou tentar pegar algumas agora no frio!!! Valeu pelas dicas!!!
  • 08/06/2017

  • Fisgar
mauricio
otima materia muito boa as dicas
  • 07/07/2017

  • Fisgar
Uarles Alves da Silva
Boa matéria. Parabéns
  • 13/04/2018

  • Fisgar
Cleber Fati
Ótima matéria aprendi muito, ao menos na teoria vamos ver se consigo na prática, e acredito que depois dessa matéria irei conseguir tirar mais fotos com as hoplias.
  • 05/08/2018

  • Fisgar
Código de Verificação
Mudar Imagem
Digite aqui o código de verificação